O mercado de automóveis sofreu leve queda de 1,75% em fevereiro sobre o mês de janeiro. A diferença representa 155.482 unidades emplacadas no último mês – com menos dias úteis – contra 158.255 unidades no período anterior. De acordo com balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgado nesta segunda-feira (2), o melhor resultado é o do segmento de comerciais leves, que cresceu 13,94%, para 35.861 unidades.

CARREGANDO :)

No sentido oposto está o mercado de motocicletas, que despencou 13,67% em fevereiro em relação ao resultado de janeiro: foram 106.729 unidades emplacadas contra 124.067 vendidas no mês anterior, o que confirma a tendência de queda já observada no primeiro mês do ano.

Ao somar todos os segmentos, o que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários houve queda de 4,6% no resultado de fevereiro sobre o de janeiro, com o total de 312.148 unidades emplacadas.

Publicidade

1º bimestre

Como o primeiro semestre de 2008 foi o auge do boom de vendas de veículos no Brasil, a diferença ao contrapor fevereiro de 2009 com igual período do ano passado é elevada. Segundo a Fenabrave, no total de veículos emplacados a queda é de 10,09% na comparação entre os dois períodos, já que em fevereiro de 2008 foram vendidas o total de 347.172 unidades.

Ao comparar a soma do primeiro bimestre, a queda é de 10,58%, de 715.294 unidades emplacadas entre janeiro e fevereiro de 2008 para 639.648 unidades nos dois primeiros meses de 2009.

Embora no mercado geral seja apontada a queda, no segmento de automóveis o resultado pode ser considerado "estável". Ao contrapor os dois primeiros meses "de crise" deste ano com o mercado fortemente aquecido do mesmo período do ano passado, a queda é de 4,5%: de 328.469 automóveis vendidos em 2008 para 313.737 unidades em 2009. Veja os dez carros mais vendidos em fevereiro

1) VW Gol - 21.073 unidades

Publicidade

2) Fiat Palio - 12.754 unidades

3) Fiat Mille - 11.094 unidades

4) GM Celta - 9.306 unidades

5) GM Corsa Sedan - 8.790 unidades

6) VW Fox/Cross Fox - 8.421 unidades

Publicidade

7) Fiat Strada - 6.078

8) Ford Ka - 5.652 unidades

9) Ford Fiesta - 5.153 unidades

10) VW Voyage - 5.024 unidades

Participação de mercado

Publicidade

A Volkswagen liderou as vendas de automóveis no primeiro bimestre do ano, com 23,89% de participação no mercado brasileiro. Em segundo lugar, está a Fiat, com 23,28%, seguida da General Motors (20,75%) e da Ford (10.97%). Em quinto lugar se mantém a Renault (5,39%), à frente da Honda (5,37%), Peugeot (3,74%), Citroën (3,20), Toyota (1,51%) e Nissan (0,95%).

Já no segmento de comerciais leves quem lidera é a Fiat, com 20,55% do mercado, seguida da General Motors (16,87%), Ford (16,44%), Volkswagen (10,19%), Mitsubishi (8,35%), Toyota (7,56%), Hyundai (6,69%), Honda (2,69%), Kia (2,45%) e Mercedes-Benz (1,48%).