São Paulo As vendas de automóveis e comerciais leves nas concessionárias atingiram em maio 155,4 mil unidades, número 24,9% superior ao de abril e 14,9% maior em comparação ao mesmo período de 2005. Este é o segundo melhor desempenho histórico para o mês de maio, atrás apenas de maio de 1997, quando foram comercializadas 169 mil unidades. No acumulado do ano até maio, foram vendidas 675,1 mil veículos, com aumento de 10,1% sobre o mesmo período do ano anterior, perfazendo o quarto melhor desempenho, atrás de 1997, 1995 e 2001. Os dados foram divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O presidente da entidade, Sérgio Reze, disse que os bons números de maio foram influenciados pelo maior número de dias úteis em relação a abril, 22 contra 18. As estatísticas da Fenabrave são divulgadas desde 1992 e a atual modalidade de estudos, com base nos emplacamentos do Renavam, é utilizada desde 2001. Segundo ele, a Fenabrave mantém a estimativa de que o número de carros comercializados neste ano crescerá 11% em relação a 2005. No acumulado de 2006, as vendas subiram 10%, portanto dentro das previsões.
O número de veículos bicombustíveis (com motores movidos a álcool e a gasolina) respondeu em maio por 81,19% do mercado de zero quilômetro, uma pequena queda em relação aos 81,79% de abril de 2006. A fatia dos carros a gasolina foi de 18,74% em maio, um ligeiro acréscimo frente aos 18,12% do mês anterior. De acordo com Reze, a tendência é de estabilização na participação de mercado dos bicombustíveis a partir de agora. Para ele, essa pequena queda na fatia de mercado dos bicombustíveis deve-se ao ingresso de maior número de carros importados nas estatísticas, que não possuem o motor bicombustível.
Liderança
A Fiat liderou as vendas de automóveis e comerciais leves no mercado nacional de janeiro a maio, com 24,37% de participação. A Volkswagen vem logo em seguida com 23,03%. A GM ficou na terceira colocação com 22,65%. A Ford vem em quarto lugar, com 11,28%. A Honda conseguiu ultrapassar a Toyota e cravou 3,66% de participação em vendas; a Toyota ficou com 3,57% praticamente empatada com a Peugeot, com 3,50%. A Renault está na oitava colocação, com 2,88%.
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