As vendas de automóveis e comerciais leves em novembro dispararam 15,7 por cento sobre o fraco desempenho de outubro, informou nesta quinta-feira uma fonte com acesso a dados preliminares do fechamento dos emplacamentos no mês passado.
O número de automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado somou 305.307, informou a fonte, equivalente a uma média de vendas de 15.265 unidades por dia. Na comparação com novembro de 2010, houve queda de 1,9 por cento nos emplacamentos.
O desempenho de outubro havia mostrado uma queda de 10 por cento nas vendas de automóveis e comerciais leves sobre setembro, em meio a um período menor de vendas e dúvidas no mercado sobre a medida do governo que elevou a tributação de veículos importados e que acabou sendo postergada para dezembro.
No acumulado do ano, as vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil somam cerca de 3,1 milhões de unidades, crescimento de 4,4 por cento sobre o mesmo período de 2010. A expectativa da associação de distribuidores de veículos, Fenabrave, é de vendas de 3,52 milhões de veículos leves novos em 2011 no país, crescimento de 5,9 por cento sobre 2010.
A Fiat encerrou novembro na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves, com emplacamentos de 66.284 unidades, após 57.134 em outubro, informou a fonte. A Volkswagen aparece em seguida, com 60.123 unidades licenciadas após 53.287 no mês anterior.
General Motors teve vendas de 55.935 unidades depois de emplacamentos de 49.816 em outubro. A Ford apurou licenciamentos de 27.060 automóveis e comerciais, após 22.737 no mês anterior.
A associação de montadoras, Anfavea, divulgará na próxima quarta-feira dados consolidados do setor para o mês passado, incluindo produção e exportações. A entidade também deve anunciar sua projeção de desempenho do setor para 2012.
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