SÃO PAULO - As vendas de automóveis e comerciais leves na primeira metade deste mês cresceram 15,6% sobre o mesmo período de janeiro. Dados divulgados ontem pela Fenabrave, entidade que reúne as revendas do país, mostram que nos primeiros 11 dias úteis de fevereiro foram licenciadas 109.258 mil unidades no país, contra 94.547 no mesmo período de janeiro. Ante os 101.699 carros novos vendidos na primeira quinzena de fevereiro de 2008 também houve aumento, de 7,4%.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, a redução do IPI, a queda dos juros e as promoções continuam sendo os motores das vendas. A esses fatores, observa Reze, deve-se se somar o fato de que a falta de alguns modelos nos estoques, por causa das férias coletivas nas montadoras, fez com que muitos carros vendidos em janeiro só fossem licenciados neste mês.
"São números bons, mas temos que ter cautela para analisar. Há um conjunto de fatores favoráveis e o reforço das filas de janeiro em alguns modelos", disse Reze.
Por ter menos dias úteis, a expectativa, continuou Reze, é de que o total de carros vendidos este mês seja menor que as 186.100 unidades de janeiro. A média das vendas diárias, contudo, deve superar a do mês passado. "O que estamos vendo é que há um equilíbrio, parou de cair (as vendas) e o consumidor, tendo oportunidade, está aproveitando."
No segmento de ônibus e caminhões, que amargara forte contração em janeiro, levando alguns fabricantes a programar férias coletivas para os empregados, também houve recuperação: foram licenciadas 4.909 unidades na primeira quinzena, 30% mais que no início de janeiro.
Ranking
A Volkswagen foi a montadora com maior participação de mercado na primeira metade de fevereiro (27,35%), considerando apenas automóveis e comerciais leves, à frente da Fiat (24,21%), General Motors (17,64%) e Ford (11,17%).
O carro mais vendido no período foi o Gol (VW), com 11,8 mil unidades 32% dos veículos de entrada comercializados. Em segundo aparece o Palio (Fiat), com 6.978 unidades (19,44% dos veículos de entrada). O ranking aponta, ainda, o Uno (Fiat), com 6.719 veículos vendidos (18,71%).