Com a chegada do Natal, os celulares devem ser um dos presentes mais procurados pelos consumidores. Com os lançamentos de novos modelos e de smartphones no mercado brasileiro associados à expansão da rede no país, principalmente da 3G, com suas várias possibilidades, o número de usuários deverá aumentar muito este ano e a quantidade de habilitações vai alcançar recordes. O crescimento de celulares em 2011, se comparado a 2010, vai ultrapassar os 15%. A projeção é do consultor e ex-ministro das Comunicações, Juarez Quadros.
A expectativa era que, depois de ter ultrapassado a marca de um celular para cada habitante - em agosto já eram 114,8 celulares para cada 100 habitantes -, a taxa de crescimento começasse a declinar. Mas não é isso que tem se verificado. Depois de crescimentos acima de 20% em 2007 e 2008; o número de celulares no país aumentou 15,4% em 2009, no ano passado cresceu 16,6% e este ano, segundo o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, também deverá ficar no mesmo patamar.
O diretor disse que o Brasil já é a quinta maior base do mundo de telefonia celular e, no último ano, considerando os cinco maiores países, o Brasil teve o segundo maior crescimento percentual. O primeiro foi a Índia, que aumentou o número de clientes em 43,2%.
Aplicações
Os celulares terão ainda várias aplicações nos próximos anos, e até 2020, deveremos ter um bilhão deles no país. Eles serão usados também para outras aplicações, será "máquina falando com máquina". Levy citou como exemplo chips de celulares que permitirão à polícia verificar em sua central se aquele veículo dirigido pelo usuário está com o IPVA em dia.
Segundo Juarez Quadros, até as crianças já têm celulares, dados por seus pais, "para avisar a hora em que estão saindo da escola ou quando eles devem buscá-las no cinema". Esses novos hábitos aumentam o potencial do mercado. "Tem que lembrar que, como sempre, dezembro tem um comportamento atípico, com vendas maiores por causa do Natal. O crescimento de celulares deverá passar dos 15%", disse o consultor.
Opções
O consumidor poderá contar com várias opções de aparelhos no comércio neste Natal. A Anatel homologou, somente em setembro, 20 novos modelos de telefones celulares, sendo nove de 3G. E entre janeiro de agosto deste ano, outros 149 já haviam sido certificados pela agência.
Até agosto, a base de telefones móveis já havia aumentado 10,4%. A expectativa é de que entre janeiro e novembro deverão ser ligados no país mais de 30 milhões de celulares, acima dos 29 milhões adicionados à rede no mesmo período de 2010, segundo estimativas da consultoria Teleco.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast