As vendas de cimento produzido no País para o mercado interno atingiram 63,5 milhões de toneladas em 2011, o que representa um aumento de 7,3% ante 2010. Em dezembro, as vendas foram de 5,0 milhões de toneladas, um crescimento de 3,5% em relação a igual mês do ano anterior. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), baseado em dados preliminares da indústria e estimativas de mercado.

CARREGANDO :)

Em 2011, a maior parte das vendas ocorreu na Região Sudeste (21,6 milhões de toneladas), com alta de 7% ante o ano anterior. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (11,9 milhões de toneladas alta de 6,3%) e Sul (9,4 milhões de toneladas, alta de 7,4%). As regiões Centro-Oeste (6,8 milhões de toneladas) e Norte (3,6 milhões de toneladas) concentraram o menor volume de vendas, mas apresentaram as maiores evoluções anuais, de 9,6% e 9,9%, respectivamente.

As vendas de cimento em dezembro de 2011 tiveram queda ante o mesmo mês de 2010 nas regiões Sudeste (0,3%) e Norte (1,2%). Já as regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste tiveram crescimento de 10,2%, 7,3% e 6,8%, respectivamente. Em comunicado, o Snic ressalta que os dados regionais não se referem ao consumo das regiões, mas sim às vendas de cimento por origem das fábricas.

Publicidade

Exportações

As vendas de cimento brasileiro para o mercado externo representam uma fatia bem menos expressiva que as destinadas para o mercado interno, conforme dados do Snic. As exportações somaram 44 mil toneladas em 2011, alta de 21,2% ante 2010. No último mês do ano passado, as vendas externas de cimento chegaram a 3 mil toneladas, crescimento de 35,5% ante o mesmo mês do ano anterior.