As vendas de combustíveis pelas distribuidoras brasileiras cresceram 9,7% no primeiro semestre de 2008, atingindo 51,029 bilhões de litros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o grande destaque continua sendo o álcool hidratado, com alta de 52,9% no período e vendas totais de 6,024 bilhões de litros. Em junho, o consumo total de etanol foi maior do que o de gasolina A (pura, sem adição de álcool anidro).
As estatísticas da ANP apontam que as vendas de álcool hidratado mais o anidro misturado à gasolina chegaram a 1,519 bilhões de litros, contra 1,488 bilhões de litros do derivado do petróleo. No acumulado do semestre, porém, ainda há equilíbrio entre os dois combustíveis: 9,037 bilhões de litros de etanol contra 9 038 bilhões de litros de gasolina. As vendas de diesel tiveram alta de 9,8% no semestre, chegando a 21,711 bilhões de litros.
O mercado de querosene de aviação também apresentou bom desempenho no período, com aumento de 10,7% nas vendas (2,609 bilhões de litros). As vendas de gasolina C se mantiveram praticamente no mesmo patamar, com alta de apenas 1% (12,051 bilhões de litros) e as de gás liquefeito de petróleo, o gás de botijão, cresceram 1,6% (5,975 milhões de metros cúbicos).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast