As vendas de papel no mercado interno caíram 1,5% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado e somaram 396 mil toneladas. Ante dezembro de 2010, a queda foi mais expressiva: de 12,2%. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).
No mês passado, as exportações brasileiras de papel caíram 3,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior e também 3,4% ante dezembro de 2010, somando 172 mil toneladas. A produção nacional de papel registrou retração de 3,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2010, para 801 mil toneladas. Ante dezembro do ano passado, a queda foi de 2,7%.
O consumo aparente de papel no mercado doméstico alcançou 767 mil toneladas em janeiro deste ano, acréscimo de 0,1% tanto sobre janeiro de 2010 quanto sobre dezembro.
Celulose
A indústria brasileira de celulose exportou 677 mil toneladas em janeiro deste ano, alta de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Ante dezembro, porém, houve queda de 15,4%, segundo dados estimados da Bracelpa. As vendas internas de celulose em janeiro alcançaram 122 mil toneladas, queda de 5,4% em relação ao mesmo mês de 2010 e de 9,6% ante dezembro.
A produção do setor no mês passado cresceu 0,6% ante janeiro de 2010, para 1,222 milhão de toneladas. Na comparação com dezembro a alta foi de 0,4%.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast