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A comercialização de computadores pessoais continua em declínio acelerado no país e encolheu 38% no segundo trimestre em relação ao período correspondente no ano passado, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (14) pela empresa de pesquisa IDC, que disse que os números foram abaixo de suas estimativas.

A empresa diz que 1,64 milhão de PCs foram vendidos, entre os quais 600 mil computadores de mesa e 1,04 milhão de laptops. Ambas categorias apresentaram variação semelhante: 41% a menos para os desktops, e 37% entre os notebooks.

O resultado fez com que o Brasil descesse da sétima para a oitava posição entre os maiores mercados de computador no mundo, no levantamento da IDC.

Os consumidores estão “cautelosos”, evitando se endividar, não só na compra de computadores, mas com bens duráveis como um todo. Nem as datas comemorativas, como o Dia das Mães no segundo trimestre, têm aumentado as vendas desse tipo de mercadoria no país.

Para Pedro Hagge, analista da IDC, o terceiro trimestre pode ter melhores resultados, já que deve haver promoções para PCs relacionadas à Black Friday (apesar de a data estar marcada para o quarto trimestre, no dia 27 de novembro).

Para o ano todo, a IDC projeta uma venda total de 7,4 milhões de computadores, queda de 29%. Em julho, a empresa divulgou que, pela primeira vez no segundo trimestre, o mercado de smartphones brasileiro havia encolhido.

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