A comercialização de computadores pessoais continua em declínio acelerado no país e encolheu 38% no segundo trimestre em relação ao período correspondente no ano passado, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (14) pela empresa de pesquisa IDC, que disse que os números foram abaixo de suas estimativas.

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A empresa diz que 1,64 milhão de PCs foram vendidos, entre os quais 600 mil computadores de mesa e 1,04 milhão de laptops. Ambas categorias apresentaram variação semelhante: 41% a menos para os desktops, e 37% entre os notebooks.

O resultado fez com que o Brasil descesse da sétima para a oitava posição entre os maiores mercados de computador no mundo, no levantamento da IDC.

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Os consumidores estão “cautelosos”, evitando se endividar, não só na compra de computadores, mas com bens duráveis como um todo. Nem as datas comemorativas, como o Dia das Mães no segundo trimestre, têm aumentado as vendas desse tipo de mercadoria no país.

Para Pedro Hagge, analista da IDC, o terceiro trimestre pode ter melhores resultados, já que deve haver promoções para PCs relacionadas à Black Friday (apesar de a data estar marcada para o quarto trimestre, no dia 27 de novembro).

Para o ano todo, a IDC projeta uma venda total de 7,4 milhões de computadores, queda de 29%. Em julho, a empresa divulgou que, pela primeira vez no segundo trimestre, o mercado de smartphones brasileiro havia encolhido.