Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Computadores

Venda de PCs soma 2 milhões e cresce 21% no 1.º trimestre

A venda de computadores no primeiro trimestre atingiu 1,998 milhão de unidades, entre desktops e notebooks, o que representa uma alta de 21% sobre o mesmo período de 2006, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), e somados pela IT Data. Do total de PCs, foram comercializados 1,746 milhão de desktops, crescimento de 14% sobre o mesmo período do ano passado. Já o mercado de notebooks alcançou 252 mil unidades no primeiro trimestre, alta de 130% acima do mesmo período do ano passado. Até o fim do ano, a Abinee tem expectativa da venda de 10 milhões de computadores, 20% a mais do que 2006, sendo 8,5 milhões de desktops e 1,5 milhão de notebooks.

Hugo Valério, diretor da área de informática da Abinee, disse que a alta de 21% está dentro do previsto pela entidade e acredita que as vendas continuarão aquecidas, com quedas constantes nos preços. A apreciação do real diante do dólar, segundo Valério, ajuda o setor, porque parte dos componentes é importada e "apreciação se traduz em redução de custo e, conseqüentemente, de preço ao consumidor". Os notebooks têm mais vantagens porque a maior parte dos componentes ainda é importada e adquirida em dólar.

A participação de computadores comercializados no chamado mercado cinza, ou seja, de maneira ilegal, atingiu 35% no primeiro trimestre deste ano, contra 27% no último trimestre de 2006, mas ainda abaixo dos primeiros do ano passado, quando o índice era de 40%. Segundo a pesquisa, o número de ofertas de notebooks não oficiais, oferecidos pelos sites de compra, cresceu 50% nos primeiros meses de 2007.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.