Comércio do Paraná tem a maior alta em 15 meses, segundo IBGE

As vendas do comércio do Paraná tiveram alta de 9,1% em agosto, ante o mesmo mês do ano passado, resultado que ficou acima da média de expansão nacional, de 6,2%, na mesma base de comparação. Os dados, da Pesquisa Mensal do Comércio, apontam que o estado teve, em agosto, a maior alta desde junho de 2012, quando o desempenho frente ao mesmo mês do ano anterior foi de 11,29%. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (15).

Leia a matéria completa.

CARREGANDO :)

As vendas ligadas ao Dia dos Pais – sobretudo de roupas e calçados – puxaram o aumento de vendas em agosto no Paraná, segundo levantamento da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR) divulgado nesta terça-feira (15). O setor de vestuário apresentou o maior fluxo de vendas no mês, com alta de 13,99% em comparação com o mês anterior.

Publicidade

A pesquisa avalia que houve alta de 3,23% em relação a julho deste ano. No acumulado desde janeiro, o saldo positivo foi de 6,32%. Na comparação com agosto do ano passado, a entidade avalia que o crescimento foi de 0,45% - pesquisa do IBGE também divulgada nesta terça aponta que a alta neste mesmo período foi de 9,1%.

Óticas, farmácias, supermercados e móveis, decorações e utilidades domésticas também registraram crescimento durante o período. A Fecomércio avaliou que o contexto econômico positivo e o programa Minha Casa Melhor, do governo federal, alavancaram as vendas. Por outro lado, as maiores quedas foram nos setores de lojas de departamentos (-6,14%), autopeças (-4,5%) e material de construção (-2,87%), na comparação com julho.

No acumulado do ano, o setor de supermercados registrou o melhor desempenho, com alta de 15,19 no Paraná. O mesmo setor também lidera o ranking dos setores que mais cresceram em comparação com agosto de 2012 – com crescimento de 15,66%.

Regiões

Em comparação com julho, o crescimento foi compartilhado em todas as regiões pesquisadas. Isso aconteceu na região metropolitana de Curitiba (3,95%), Londrina (1,29%), Maringá (0,23%), Região Oeste (3,06%), Foz do Iguaçu (2,41%) e Ponta Grossa (4,5%).

Publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas a região de Maringá apresentou queda de vendas no acumulado do ano (-3,66%). Também registraram resultado negativo nas vendas em comparação com o mesmo mês do ano passado as regiões de Ponta Grossa (-6,67%) e Maringá (-2,77%).