Consumidores compraram menos celulares inteligentes pela primeira vez desde que os aparelhos entraram no mercado brasileiro no mês de abril, quando 4,86 milhões de unidades foram comercializadas, 1% a menos que no mesmo período do ano passado, segundo relatório publicado pela empresa de pesquisa IDC nesta quinta-feira (2).
Em maio, 3,89 milhões de aparelhos do tipo foram comprados, o que representa queda de 16% ante o mês correspondente em 2014.
Os dados não levam em consideração os chamados feature phones, celulares convencionais e com acesso limitado a serviços de internet e aplicativos quando há. A firma projeta uma queda de 12% no trimestre todo, que se encerrou nesta terça (30). Ainda não há números fechados sobre junho.
“Prevíamos um crescimento de pelo menos 5%, mas agora trabalhamos com volume negativo. Isso é reflexo do momento econômico do país”, disse Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil, por meio de comunicado. Em 2014, quando o mercado de smartphones estava forte, houve um aumento de 56% frente ao segundo trimestre de 2013.
A alta do dólar que aumentou preços foi uma das maiores causas para o encolhimento do mercado. A companhia também revisou para baixo a projeção para todo o ano, de 63,5 milhões para 54 milhões de smartphones (diminuição de 15%). Essa revisão está sendo um indicador de que realmente a economia no país não vive seu melhor momento, diz Munin.
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