O sonho de comprar uma TV de 42 polegadas com tela de cristal líquido (LCD) nunca esteve tão acessível ao bolso do consumidor. Desde que chegou ao mercado brasileiro em fins de 2004 até hoje, o preço desse televisor de alta tecnologia desabou. O produto custava cerca de R$ 20 mil naquela época e hoje sai por menos de um quarto desse valor: R$ 4.499,00 segundo a pesquisa Shopping Brasil feita na semana passada com 345 empresas do varejo.
A valorização do real ante o dólar, o aumento nos volumes de produção com o avanço da tecnologia e, especialmente, a forte concorrência entre as indústrias e os varejistas explicam o recuo de preços. Com a queda de preços, as vendas subiram. O mercado já projeta para este ano vendas de 2,5 milhões de TVs de plasma e LCD. O volume é mais que o dobro do ano passado, quando as vendas atingiram 1 milhão de unidades. Também está muito distante das 350 mil TVs de alta tecnologia vendidas em 2006.
A queda nos preços dos aparelhos mais sofisticados provocou uma redução nas vendas dos televisores convencionais, que ainda dominam o mercado. Da venda projetada de 9,5 milhões de TVs este ano, 7 milhões serão de aparelhos convencionais. No ano passado, as vendas de TV convencional atingiram 9 milhões de unidades.
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