A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta terça-feira (3) os dados fechados das vendas em fevereiro de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O mês encerrou com uma queda de 28,3% nas vendas na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 26,7% ante janeiro.
No segundo mês de 2015, foram emplacadas 185.961 unidades, ante 259.325 em fevereiro de 2014 e 253.801 em janeiro. Com o resultado, as vendas somam 439,7 mil unidades no primeiro bimestre, recuo de 23,1% na comparação com igual período do ano passado.
Parte dessa queda é atribuída ao menor número de dias úteis em fevereiro deste ano (17 dias), devido ao feriado de carnaval, na comparação com o mesmo mês do ano passado (20 dias) e janeiro (21 dias). Em 2014, o carnaval foi em março.
Soma-se a isso o fim da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde janeiro, o crédito mais caro e mais seletivo e a baixa confiança dos consumidores e empresários, por causa da economia ruim e do ajuste fiscal em andamento pela nova equipe econômica.