As vendas de carros no Brasil caíram mais de 7% em 2014 em relação a 2013. Números preliminares mostram que no total, incluindo ônibus e caminhões, foram licenciados 3.469.984 milhões de veículos em 2014 frente aos 3.767.370 milhões de 2013. Na ponta do lápis é um recuo de 7,8%. Em 2013, os emplacamentos totais já haviam recuado 0,9% em relação a 2012. Em termos percentuais, a queda de 2014 foi a mais forte dos últimos 12 anos. Os números oficiais serão divulgados pela Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea) na próxima quinta-feira (8).
Os números preliminares, mostram que, em dezembro passado, foram vendidas 342 mil unidades, incluindo caminhões e ônibus frente às 246.801 unidades vendidas em novembro. Com esse número, dezembro tornou-se o melhor mês em termos de vendas de 2014. A expectativa do fim do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) levou muitos consumidores a aproveitarem os preços mais baixos e comprar o carro zero quilômetro. O IPI subiu no primeiro dia de 2015. Para os modelos 1.0, o imposto subiu de 3% para 7%. No caso dos carros com motores até 2.0 que funcionam com gasolina e etanol a alíquota subiu de 9 para 11 por cento.
A indústria automobilística iniciou o ano de 2015 ainda com os estoques em alta. Segundo números de fonte dos setor, o estoque atual é equivalente a 42 dias de venda, quando o normal é entre 25 e 30 dias. Por isso, os preços sem reajuste devem se manter pelo menos neste mês de janeiro, afirmam funcionários de concessionárias ouvidos pelo GLOBO.
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