As vendas de veículos - automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus - somaram 175.143 unidades na primeira quinzena de dezembro, alta de 4,9% ante o total de 166.994 unidades de igual período de 2013, segundo levantamento feito junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
As vendas na primeira metade do mês foram ainda 9,1% superiores às do período correspondente de novembro de 2014, quando foram comercializados 160.565 veículos.
Se considerados apenas os automóveis e os comerciais leves, 166.577 unidades foram vendidas na primeira quinzena deste mês, altas de 9,05% sobre as 152.744 da primeira metade de novembro e de 5,43% sobre os 157.999 veículos leves de igual período de dezembro do ano passado.Mês bom
Além de dezembro ser tradicionalmente um mês de bom desempenho no setor, a alta deste mês pode ser explicada pela aproximação do fim do desconto na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos novos, previsto para o dia 1º de janeiro.
Com o desempenho até agora, dezembro pode bater o recorde de vendas de veículos em 2014. Até o momento, janeiro foi o melhor mês para o setor, com 312.619 emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, seguido por outubro, com 306.875 unidades.
GolApós cair para o terceiro lugar entre os carros mais vendidos do país em novembro, o Volkswagen Gol retomou a liderança na primeira metade deste mês, com 10.403 unidades emplacadas até agora. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
As vendas do Gol na primeira metade deste mês chegam perto das 12.024 unidades comercializadas em todo o mês passado e ainda mostram que o modelo retomou o ritmo de emplacamentos de novembro, quando foram comercializadas 20.360 unidades.
Em segundo lugar entre os mais vendidos em dezembro, com 9.660 veículos, está o líder de novembro, o Fiat Palio, seguido do Chevrolet Onix, com 8.945 unidades emplacadas na primeira quinzena desde mês.
O veículo motorizado mais vendido do Brasil na primeira quinzena deste mês segue sendo a motocicleta Honda CG 150, com 16.868 unidades comercializadas.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast