As vendas no Brasil de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 306.171 unidades em março. O crescimento é de 11,6% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 274.154 unidades. Com isso, o primeiro trimestre do ano fechou com recorde histórico: foram 825.206 unidades comercializadas, alta de 4,7% sobre os três primeiros meses de 2010, com 788.010 unidades.

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Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Março deste ano só não superou o do ano passado — houve queda de 14,4% —, porque foi o último mês com desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no valor dos carros. O resultado surpreendeu o setor. Para o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, as taxas e prazos atraentes no financiamento, promoções constantes no setor e a expansão da renda e do mercado de trabalhoé o que mantém o setor aquecido.

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Dias antes do encerramento do mês, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, havia afirmado que a força do mercado brasileiro de veículos deve ser comemorada, já que o crescimento não foi afetado pelo fim do IPI e pelas medidas de restrição de crédito estabelecidas pelo governo.O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, também atribui a importância do crescimento ao fato de que o carnaval deste ano foi em março, feriado que normalmente afeta de forma negativa a procura pelas concessionárias. Gandini aposta em crescimento até o final deste ano, mas de uma forma mais ponderada. "O setor vai se acomodar, não tem como crescer tanto assim. Mas vai continuar com expansão, só que de forma sustentável", analisa o empresário. Em março, a Kia passou a Peugeot em volume de vendas.

Somente no segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas subiram 11,57% em março e 3,63% no trimestre, para 288.758 unidades e 750.504 unidades, respectivamente. Os carros bicombustíveis representaram em março e no acumualdo 84,59% das vendas.

No caso do segmento de caminhões, a alta é ainda maior. No mês foram vendidas 14.488 unidades, contra as 12.696 em fevereiro. No acumulado do ano, o crescimento foi de 26,9%, de 31.053 unidades emplacadas para 39.413 unidades.O mercado de ônibus também cresceu. Segundo os dados da Fenabrave, as vendas subiram 10,9% em março, com 2.925 unidades. Nos três primeiros meses do ano, o segmento já soma 8.068, alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 6.453 unidades.

Motocicletas

No setor de duas rodas, os resultados também são positivos para a indústria, que demonstra recuperação sustentável. Ao todo, foram emplacadas em março 160.298 motocicletas, volume 10,31% maio do que a registrada em fevereiro, com 145.314 unidades. No acumulado, a expansão foi de 8,12%, de 405.687 unidades para 438.647 motos.

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VW Gol lidera vendas de março Após ser ultrapassado pelo Uno em fevereiro, o compacto Volkswagen Gol volta a ser o líder de vendas março. Segundo o levantamento da Fenabrave, foram emplacadas 24.494 unidades do modelo. Com, 23.137 unidades o Fiat Uno fica na segunda posição do ranking, seguido de Chevrolet Celta (14.045 unidades), Volkswagen Fox e CrossFox (11.894), Fiat Strada (10.599), Fiat Palio (9.406), Ford Fiesta (9.392), Chevrolet Corsa Sedan e Classic (9.376), Fiat Siena (7.972) e Chevrolet Agile (6.644).

Ao somar as vendas dos três primeiros meses do ano, o Gol é líder com 68.542 unidades. Em segundo lugar ficou o Fiat Uno, com 61.520 exemplares emplacados, Volkswagen Fox/CrossFox ficou em terceiro lugar, com 36.458 unidades. Entre os dez mais procurados ainda aparecem Chevrolet Celta (32.202 unidades), Fiat Strada (28.034), Chevrolet Corsa Sedan e Classic (27.525), Fiat Siena (24.816), Fiat Palio (23.283), Ford Fiesta (22.935) e Chevrolet Agile (18.815).

Ranking por marcas no trimestreA Fiat mantém a liderança na soma das vendas de automóveis e comerciais leves e fecha o primeiro trimestre com 22,12% de participação no mercado nacional, com o total de 172.010 unidades comercializadas. Em segundo lugar está a Volkswagen, com 21,48% (167.026), seguida da General Motors, com 18,35% (142.708) e da Ford, com 9,55% de market share (74.273). Na quinta colocação, a Renault tem 4,93% do mercado nacional de carros, seguida da Honda (3,57%), Hyundai (3,23%), Citroën (2,88%), Toyota (2,83%) e Peugeot (2,54%).