As vendas de automóveis em outubro, primeiro mês de IPI "reajustado", surpreenderam as revendedoras do Paraná. Depois de amargar uma queda de 20% nas vendas da primeira quinzena, o mercado fechou o mês com crescimento de 6%. De acordo com a Fenabrave-PR (representante das concessionárias), foram vendidos 21,3 mil carros, contra 20,1 mil em setembro, quando o Imposto sobre Produtos Industrializados estava mais baixo. O diretor-geral da Fenabrave-PR, Luís Antônio Sebben, atribuiu o resultado ao aumento da confiança do consumidor, às facilidades de crédito e às promoções realizadas por montadoras e revendedoras.
Embora o mercado de veículos leves tenha recuado 2% no acumulado de janeiro a outubro, Sebben diz acreditar que as vendas fecharão o ano com expansão de pelo menos 3%, até por questão estatística. Como a base de comparação o fim de 2008 é muito fraca, tende a ser superada com certa facilidade. O desempenho das vendas no mês passado, 12,3% superior ao de outubro de 2008, reforça essa hipótese.
Na soma de todos os segmentos, o mercado automotivo cresceu 5% em relação a setembro, mas recuou 2% na comparação com outubro de 2008. As vendas de caminhões, implementos rodoviários e motos já demonstram recuperação, mas seguem abaixo dos níveis de 2008.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast