Três operadoras de telefonia móvel iniciam amanhã as vendas do iPhone 4, da Apple. Oi, TIM e Vivo venderão o smartphone da Apple por preços a partir de R$ 1.799 para mais detalhes de preços e opções de planos, veja o quadro nesta página. O iPhone 4 foi lançado nos Estados Unidos em 24 de junho e traz diversas inovações em relação à versão anterior, a 3GS as principais são uma velocidade de processamento maior, uma câmera de 5 megapixels capaz de fazer vídeos em alta definição, o aplicativo FaceTime (de videoconferência) e a tela de maior resolução. O aparelho também recebeu críticas por uma falha de projeto, que faz com que o sinal se enfraqueça quando o aparelho é segurado com a mão esquerda.
Vivo e TIM aderiram ao estilo Apple de fazer lançamentos abrirão lojas à noite e pretendem fazer as primeiras vendas logo à meia-noite de hoje.
O lançamento do iPhone 4 no Brasil foi cercado de suspense. O país ficou fora do esforço internacional que a Apple realizou em 30 de julho, quando o aparelho desembarcou em 17 países incluindo nações da Ásia, Europa, Oceania e o Canadá. O aparelho foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última semana de agosto. A partir daí começaram as especulações. De certo, só o dia da semana: a Apple sempre faz seus lançamentos às sextas-feiras.
Tesourada
A novidade já vinha sendo usada por muitos brasileiros, que a adquiriram no exterior. Prova disso era a disponibilidade de cartões do tipo microSIM em lojas de operadoras brasileiras, como Claro e Vivo. O SIM é o "chip da operadora", que todos os celulares do padrão GSM usam e, normalmente, localiza-se ao lado da bateria. O iPhone 4 é o único celular a usar uma versão menor desse mesmo cartão a mesma que serve também ao iPad. Logo que os aparelhos começaram a chegar ao Brasil, o que os usuários faziam era recortar com tesoura ou estilete o chip, de forma a encaixá-lo no slot do novo aparelho. Como os terminais eletrônicos são idênticos, a gambiarra funciona.