Mais de 54,9 milhões de novos computadores foram vendidos em todo o mundo no segundo trimestre deste ano, 11% a mais do que no mesmo período de 2005. Segundo dados da empresa de pesquisas Gartner, divulgados nesta terça-feira, a queda nos preços dos componentes eletrônicos e, conseqüentemente, dos computadores - foi a principal motivação para o aumento na procura.
Os Estados Unidos consumiram entre abril e junho deste ano 16,6 milhões de unidades, 6,4% a mais do que no mesmo período do ano passado. O volume é quase equivalente ao que a Europa, o Oriente Médio e a África somadas consumiram entre abril e junho - 16,7 milhões de computadores -, um aumento de 7% sobre o mesmo período de 2005.
No entanto, segundo o Gartner, foram a Ásia e a América Latina as regiões que apresentaram maior taxa de crescimento nas vendas. Nos países asiáticos, a venda de PCs cresceu 22,5% entre abril e junho deste ano, para 12,4 milhões de computadores vendidos, enquanto a América Latina consumiu 4,2 milhões de unidades, 27% a mais do que nos mesmos meses de 2005.
As cinco principais fabricantes de PCs responderam por mais de 50% das vendas mundiais no período. A Dell vendeu 9,73 milhões de computadores no segundo trimestre de 2006 e se manteve como líder de vendas, com 17,7% do mercado (market share). A Hewlett-Packard aparece em segundo no ranking, com 8,01 milhões de PCs vendidos no mesmo período, ou 14,8% do mercado. A chinesa Lenovo - que adquiriu em 2005 a divisão de PC da IBM - aparece com 3,99 milhões de computadores comercializados, 7,3% de market share. A Acer (2,83 milhões) e a Toshiba (1,9 milhões) aparecem em quarto e quinto lugar, com 5,2% e 3,5% do mercado, respectivamente.
- Os computadores pessoais continuam liderando as vendas, mas a queda acelerada dos preços e o excesso de demanda por unidades de processamento (CPU) também geram uma demanda adicional por mobilidade alerta Mikako Kitagawa, analista da divisão de mercado de computadores da Gartner Dataquest.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast