As vendas a prazo no comércio de São Paulo cresceram em abril, na comparação com o mesmo mês de 2010. Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) subiram 7,4% em relação ao registrado em abril do ano passado. De acordo com a associação, na última semana de abril deste ano houve aceleração das vendas por causa da antecipação da compra de bens duráveis para o Dia das Mães, contrariando a sazonalidade.
Já as vendas à vista, medidas pelo SCPC/Cheque, registraram alta menor no mês passado, de 4,4%, uma desaceleração na mesma base de comparação. Segundo a ACSP, a desaceleração se deve a ausência do frio em abril, que adiou as vendas de roupas de inverno.
No caso da inadimplência, os registros recebidos tiveram alta de 5,2% em abril na comparação com o mesmo período de 2010, enquanto os cancelamentos de dívidas ou renegociações de crédito tiveram leve alta de 0,6%. Na avaliação da ACSP, "a inadimplência continua subindo no ano, dentro do comportamento sazonal, mas sem sinalizar descontrole".