As vendas à vista no comércio de Curitiba, região metropolitana e litoral do Paraná tiveram queda de 27,39% em janeiro em relação ao movimento registrado em dezembro de 2008, e de 4,40% frente ao mesmo mês do ano passado. Os dados são da pesquisa Indicadores do Comércio, da Associação Comercial do Paraná (ACP), divulgada nesta segunda-feira (16).

CARREGANDO :)

A entidade realiza o levantamento com base no número de consultas realizadas pelas empresas ao Videocheque, que são feitas no momento das vendas à vista. No Serviço Central de Proteção ao Crédito, cujas consultas sinalizam as vendas a prazo, a queda foi ainda de 22,19% no primeiro mês de 2009 diante do mês anterior, e 4,81% em relação a janeiro de 2008.

Segundo a ACP, a queda de movimento do comércio no primeiro mês do ano em relação a dezembro é considerada normal. A tendência de retração nas compras explica-se pelo fato de dezembro concentrar o maior volume de vendas do ano por conta do Natal, além de um número significativo de consumidores estar em férias e ausente das cidades em janeiro.

Publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, a inadimplência líquida em janeiro foi de -0,60%, ou 0,44 ponto percentual menor que a de dezembro, e de 0,02 ponto percentual abaixo do índice do mesmo mês de 2008. Já a taxa líquida anualizada (de fevereiro de 2008 a janeiro de 2009) ficou em -0,12%, a mesma taxa do mês anterior. Para o cálculo deste índice, a ACP utiliza metodologia do Banco Central (BC).