As vendas de veículos apresentaram forte queda nos Estados Unidos em dezembro, segundo informes das montadoras apresentados nesta segunda-feira (5). As vendas da Ford Motor caíram 31,7% em comparação com o mesmo mês de 2007, totalizando 134.114 veículos. A montadora informou que as vendas no varejo diminuíram 27% e as vendas de frotas recuaram 42% no período. Em todo o ano de 2008, a Ford vendeu 1,9 milhão de veículos nos EUA, 20% menos que no ano anterior. No ano, as vendas no varejo caíram 22% e as de frotas cederam 17%
Em relação à participação de mercado da montadora em dezembro nos EUA, houve crescimento de 0,9 ponto porcentual, para 14,6%, em comparação com a fatia registrada no mesmo mês de 2007. No ano, a participação de mercado da Ford ficou em 14,2%, uma redução de 0,4 ponto porcentual em comparação com o ano anterior - o menor declínio na participação de mercado da montadora nesta década.
GM
A General Motors anunciou que vendeu 221.983 veículos em dezembro de 2008 nos Estados Unidos, uma queda de 31,4% em comparação com o resultado de dezembro de 2007. No entanto, a montadora vendeu 67 mil veículos a mais que em novembro, um aumento de mais de 43% no mês. Em dezembro, as vendas de carros caíram 25%, para 87.506 unidades, e as de caminhões declinaram 35%, para 134.477 unidades, em comparação com o mesmo mês de 2007.
Em todo o ano de 2008, as vendas totais da GM nos EUA caíram 23% em comparação com o ano anterior, para 2.980.688 veículos. A companhia manteve a expectativa de uma participação de mercado de pouco mais de 22%. A diminuição das vendas se deve em boa parte ao enfraquecimento do mercado causado pela crise econômica que gerou redução na disponibilidade de crédito e na confiança do consumidor
"Dados os atuais desafios e o difícil ambiente de mercado, fomos bastante encorajados pela recuperação do volume de vendas da GM em comparação tanto com novembro quanto com outubro", declarou Mark LaNeve, vice-presidente da GM na América do Norte para Vendas, Serviços e Marketing
Volkswagen
A divisão norte-americana da Volkswagen AG informou que suas vendas em dezembro totalizaram 17.577 unidades, uma queda de 14% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em 2008, as vendas da Volkswagen da América somaram 223.128 veículos, queda de 3,2% na comparação com 2007.
"A indústria automotiva teve em 2008 um dos anos mais difíceis em muito tempo", disse Mark Barnes, diretor de operações da Volkswagen da América. "Apesar destas condições econômicas, 2008 ainda foi um ano bom para a Volkswagen", acrescentou. Barnes lembrou que a sede na América do Norte foi transferida em setembro passado para Herndon, Virgínia, para que a empresa ficasse mais próxima dos seus clientes.
"Anunciamos uma unidade de produção totalmente nova na América do Norte, que será construída em Chattanooga, Tennessee, e lançamos cinco novos veículos que permitiram que a Volkswagen enfrentasse a desaceleração econômica e nossas vendas continuassem perto dos totais de 2007", acrescentou Barnes
Toyota
A montadora japonesa Toyota anunciou que as vendas de veículos da companhia no mercado norte-americano caíram 36,7% em dezembro em comparação ao mesmo mês de 2007, para 141.949 unidades. Para o ano de 2008, o declínio nas vendas foi de 16%, para 2,22 milhões de unidades
As vendas de veículos de passeio da companhia caíram 34,8% em dezembro do ano passado, para 79.259 unidades, enquanto as de caminhonetes recuaram 39% no mesmo período, para 62.690 unidades segundo a Toyota
Honda
A Honda, outra montadora do Japão, anunciou que em dezembro comercializou 86.085 unidades no mercado norte-americano, 35% a menos do que as 131.792 unidades vendidas em dezembro de 2007. No total, a companhia vendeu 1,42 milhão de veículos nos EUA em 2008, em comparação a 1,55 milhão em 2007. As informações são da Dow Jones.