As varejistas norte-americanas prepararam o terreno para um Natal muito competitivo, com guerras de preços, promoções e posicionamento competitivo estimulando a maior parte dos aumentos das vendas em outubro, sinalizando que os consumidores vão ser cortejados agressivamente durante a época natalina. As 28 varejistas acompanhadas pela Thomson Reuters registraram um crescimento de 1,6% no mês passado, na comparação com o mês anterior, em linha com as expectativas.

CARREGANDO :)

"Há uma guerra por participação de mercado que está se aquecendo à medida que avançamos para a temporada de férias e, evidentemente, algumas varejistas já estão sacando suas grandes armas, criando vencedores e perdedores", disse John Long, estrategista de varejo da Kurt Salmon Associates.

Entre as lojas de departamento, a Macy's reportou uma alta de 2 5% no conceito de mesmas lojas (unidades abertas há um ano ou mais), ante projeção de crescimento de 1,6%.

Publicidade

A Macy's pode estar tomando a participação de mercado de duas de suas principais rivais. A J.C. Penney apresentou queda de 1,9% em outubro, enquanto a Kohl's Corp. reportou um declínio de 2,5% contrariando as previsões de crescimento para as vendas de ambas as lojas de departamento.

A Target Corp. afirmou que suas vendas subiram 1,7%, acima das projeções dos analistas de um crescimento de 1,5%.

As lojas de artigos de luxo se saíram bem em outubro, com a Saks registrando um avanço de 8,1% das vendas, superando o aumento de 2% esperado pelos analistas.

A Nordstrom também bateu as expectativas, ao reportar um aumento de 3,4% das vendas de mesmas lojas, ante a alta de 2,7% prevista pelos analistas.

A Aeropostale parece ter sido uma das vítimas da guerra de preços entre as varejistas menores, registrando queda de 2% das vendas de mesmas lojas em outubro, ante projeção de alta de 3 1%. A empresa está sendo pressionada por outras cadeias de lojas que vendem vestuário teen, como a Abercrombie & Fitch e a American Eagle Outfitters, que têm reduzido seus preços, tomando uma fatia do mercado da Aeropostale. As informações são da Dow Jones.

Publicidade