As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em maio subiram 10 por cento em relação a abril, para cerca de 300,6 mil unidades, maior volume desde dezembro do ano passado, segundo dados apurados junto a uma fonte do setor.
O volume vendido ocorre apesar de uma série de paralisações ocorridas em montadoras durante o mês passado --em meio a campanhas dos trabalhadores por melhores participações nos lucros e resultados--, indicando consumo maior de estoque pelo setor.
No mês passado, a Anfavea --entidade que representa as montadoras instaladas no país-- havia informado que o estoque de veículos na indústria e concessionárias era de 315.754 unidades, suficientes para 33 dias de vendas.
Na comparação com maio de 2010, as vendas do mês passado foram 27,5 por cento maiores. No acumulado de janeiro a maio, o volume emplacado foi de cerca de 1,35 milhão de automóveis e comerciais leves ante 1,25 milhão de unidades nessas mesmas categorias no mesmo período de 2010. A fonte não tinha informações sobre as vendas de ônibus e caminhões.
A associação de montadoras Anfavea divulga na próxima segunda-feira os dados consolidados do setor, incluindo, além das vendas no mercado interno, produção, exportações e importações de veículos.