As vendas de veículos este ano devem superar a projeção feita pela associação de montadoras em algumas dezenas de milhares de veículos e a redução do desconto do IPI sobre carros não chegou a abalar o movimento do setor, que fechou outubro com estoque abaixo do ideal.
Apesar de ainda não rever oficialmente a previsão de alta de 6,4 por cento nas vendas em 2009, para 3 milhões de unidades, o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, comentou que o volume comercializado no ano deve ser de 70 mil a 80 mil carros acima do previsto.
Com isso, se o otimismo se confirmar durante novembro e dezembro, as vendas em 2009 vão subir cerca de 9,2 por cento sobre as 2,820 milhões de unidades comercializadas em 2008.
Por enquanto, de janeiro a outubro, as vendas subiram 6,1 por cento, para 2,60 milhões de unidades.
As vendas de veículos em outubro caíram 4,6 por cento sobre setembro, que foi o melhor mês da história da indústria, para 294,5 mil unidades. Mas apesar da antecipação de compras gerada pelo fim do desconto integral do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em setembro, o mês passado foi o melhor outubro em vendas já registrado, disse Schneider.
Segundo ele, em dezembro a entidade vai informar a previsão final para as vendas de 2009 e uma estimativa para 2010.
A produção de veículos apresentou expressiva alta de 15,7 por cento em outubro sobre setembro, para 316 mil unidades. Parte da alta na produção mês a mês pode ser explicada pelo fato de muitas montadoras terem sido alvo de greves em negociações salariais com trabalhadores em setembro.
Os estoques de veículos em pátios de montadoras e concessionárias em outubro somou 215.819 unidades, equivalente a 22 dias de vendas. Em setembro, o estoque era suficiente para 17 dias. "O estoque (em outubro) ainda foi mínimo. Está três ou quatro dias abaixo do ideal", disse Schneider.
Na comparação com outubro de 2008, a produção de veículos também apresentou alta, com expansão de 6,3 por cento. Já em novembro, a comparação deve ser favorecida pela fraca base de um ano antes, quando a indústria puxou o freio após a acentuada queda na demanda depois do colapso do banco norte-americano Lehman Brothers, que secou o crédito ao redor do mundo.
Apesar da possibilidade de as vendas no ano superarem a previsão atual da Anfavea, com a produção não deve ocorrer o mesmo, disse Schneider. Segundo ele, nos 10 primeiros meses do ano o setor produziu cerca de 270 mil veículos a menos que no mesmo intervalo de 2008. "Não acredito que temos condições de resgatar esse número até o fim do ano."
Até outubro, a produção encolheu 9,7 por cento, para 2,64 milhões de unidades e a projeção é de que encerre o ano com queda de 5,2 por cento sobre as 3,21 milhões de unidades fabricadas em 2008.
Exportações
As vendas externas em outubro tiveram alta de 8,4 por cento ante o mês anterior, para 795,6 milhões de dólares. Já na comparação com outubro de 2008 houve queda de 39,7 por cento.
As exportações em unidades somaram 47,19 mil unidades, alta de 16,7 por cento sobre setembro e recuo de 31,2 por cento na comparação com outubro de 2008.
"Sinais de recuperação ainda não estão consolidados a ponto de garantir a volta de nossos mercados compradores", disse Schneider, afirmando que o real valorizado não ajuda o setor. "Entendemos a lógica do câmbio flutuante, mas estamos olhando os efeitos que isso pode causar à indústria", prosseguiu.
Enquanto as vendas de veículos nacionais caíram 7 por cento em outubro ante setembro, as de veículos importados cresceram 8,8 por cento. No ano, o setor registra importação 21,6 por cento maior que em igual período de 2008, para 386,4 mil unidades.
O número de empregos no setor era de 121.801 em outubro, alta de 0,5 por cento contra setembro, mas queda de 7,5 por cento ante outubro do ano passado.
Entre as montadoras, a Fiat manteve a liderança, vendendo 67.987 unidades de automóveis e comerciais leves em outubro, queda de 2,8 por cento ante setembro.
A Volkswagen, em seguida, vendeu 59.293 unidades, retração de 9,6 por cento contra setembro. A General Motors comercializou 55.335 unidades, recuo de 10,6 por cento em outubro versus setembro. A Ford teve vendas de 28.041 unidades, redução de 3,6 por cento mês a mês.
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