Do total comercializado ano passado, 32% foram para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

As vendas de computadores em 2015 encolheram 36% em relação a 2014, atingindo 6,6 milhões de unidades – 2,6 milhões de desktops e 4 milhões de notebooks –, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (9) pela IDC Brasil.

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O resultado é o pior em 10 anos e, segundo o IDC Brasil, refletiu a retração do consumo diante das altas frequentes do dólar e das taxas de desemprego, assim como as turbulências no cenário político-econômico.

“2015 foi o pior ano desde 2005, quando o país comercializou quase a mesma quantidade de máquinas, porém se tratava de um mercado novo, que estava em ascensão”, disse Pedro Hagge, analista de pesquisa da IDC Brasil, em nota.

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Do total comercializado ano passado, 32% foram para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final, de acordo com a consultoria.

Receita

Apesar da queda de 36% dos volumes negociados, a receita recuou apenas 13% em 2015. Isso porque o preço médio de um computador aumentou 37% ante 2014, para R$ 2.323 no ano passado. Hagge observa, ainda, que o consumidor brasileiro está mais exigente e tem optado por equipamentos mais robustos.

Apenas no quarto trimestre de 2015, as vendas de computadores totalizaram 1,4 milhão de unidades. Foram 531 mil desktops, queda de 45% ante o período de outubro a dezembro de 2014, e 847 mil notebooks, 50% menos em relação ao mesmo trimestre um ano antes.

Para 2016, a expectativa da IDC Brasil é de baixa de 18% nos volumes vendidos e alta de 20% no preço médio do produto.

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