A redução de preços nos equipamentos e materiais para escritório e informática e comunicação levaram o setor a um avanço de 33,2% nas vendas no varejo em abril, na comparação com igual mês de 2011, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (14). Em março, a alta nas vendas, nesse tipo de comparação, tinha sido de 27,3%, e, em fevereiro, de 33,5%.
"Os equipamentos de informática e comunicação continuam demonstrando comportamento positivo, por causa da queda de preços, sobretudo de computadores", apontou Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
No varejo restrito, a atividade teve o terceiro maior impacto para a taxa global de 6,0% em abril ante o mesmo mês de 2011, com uma fatia de 11,7% no aumento do volume de vendas. O IBGE informou que os preços de microcomputadores já recuaram 9,9% em 12 meses, segundo a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os preços mais baixos também favorecem a retomada nas vendas dos combustíveis e lubrificantes. A atividade teve expansão de 6,4% em abril, após já ter crescido em março (5,0%) e fevereiro (4 2%).
Por outro lado, houve aumento de preços em outras atividades que prejudicaram as vendas em abril. O setor de tecidos, vestuário e calçados teve recuo de 1,1% nas vendas em abril ante abril do ano passado. Nos 12 meses encerrados em abril, os preços de artigos de vestuário aumentaram 6,5%, acima da inflação de 5,10% verificada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast