As vendas domésticas de materiais de construção cresceram 21,29% em maio na comparação com igual mês do ano passado, no sétimo resultado positivo consecutivo após 12 meses de baixa.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela associação que representa o setor no país (Abramat). Em relação a abril, as vendas dos insumos avançaram 5,88% e, nos cinco primeiros meses do ano, acumulam alta de 20,54% sobre o mesmo intervalo em 2009.
De acordo com a entidade, a recuperação vista no varejo de materiais é sustentada principalmente pela maior oferta de crédito imobiliário e pela desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prorrogada até 31 de dezembro.
Em maio, as vendas internas de materiais básicos foram 23,7% maiores na relação anual, superando aquelas de itens de acabamento, que aumentaram 16,76 por cento.
A associação informou ainda que, no mês passado, o nível de empregos na indústria de materiais teve alta de 10,07% comparado ao mesmo período em 2009.
"Esses números são uma clara indicação de que a indústria de materiais retomou o nível de crescimento pré-crise", afirmou o presidente da Abramat, Melvyn Fox, em nota.
"Pelo lado da oferta de produtos, a indústria está atuando de modo a suprir a necessidade, e há fortes intenções de investimentos na capacidade produtiva, já para os próximos meses", acrescentou.
A Abramat estima crescimento de 15% para a indústria de materiais de construção em 2010.