As vendas de Natal em Curitiba foram 6% maiores que as do ano passado. A taxa superou a média nacional alta de 2,8%, segundo dados da Serasa Experian , mas ficou abaixo do esperado pelos 10% de alta esperados pelos comerciantes da capital. Os dados locais, encomendados pela Associação Comercial do Paraná (ACP) ao Instituto Datacenso, mostram ainda que os curitibanos compraram mais presentes que o esperado, mas de menor valor.
A queda de expectativa não é vista como problema para o consultor econômico da ACP, Cláudio Shimoyama, já que o Natal de 2010 teve uma base forte de crescimento, em um momento de economia aquecida e baixa inflação. "A previsão para este Natal estava alta, considerada a situação econômica de agora, que é diferente da do ano passado, quando a inflação estava menor e havia mais crédito disponível no mercado. Mesmo assim, Curitiba teve alta nas vendas maior que muitas capitais, principalmente pela situação de pleno emprego na região, com mais renda dos trabalhadores", analisa Shimoyama. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), em novembro, a taxa de desemprego na Grande Curitiba era de 3,4%.
Os curitibanos compraram, em média, de acordo com a pesquisa, seis presentes, com o custo de R$ 84, totalizando R$ 504. A previsão era a venda de cinco presentes, com preço de R$ 100. "No montante foi gasto um valor semelhante ao planejado. Isso reflete que o curitibano está também preocupado em pagar dívidas", pondera o economista.
Com base no levantamento, os segmentos que mais contribuíram para o crescimento das compras foram os de roupas e acessórios, calçados e artigos esportivos, brinquedos, livraria e papelaria e supermercados.
De acordo com Shimoyama, a pesquisa reflete também uma mudança de hábitos dos brasileiros, de todas as classes sociais: a busca por liquidações pós-Natal. "O consumidor pode ter optado por comprar presentes de menor valor antes do Natal para aproveitar as liquidações. Esse é cada vez mais um hábito dos brasileiros. Certamente o mês de dezembro vai fechar com bons resultados, porque nessa semana ainda há muitas vendas para os comerciantes", destaca o consultor.
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