Pesquisa encomendada ao Instituto Datacenso pela Associação Comercial do Paraná (ACP) revelou a primeira queda de vendas para a Páscoa em cinco anos em Curitiba. Em comparação com o ano passado, as vendas caíram 7% – em 2014, o comércio tinha registrado crescimento de 3% sobre 2013.
Comprando em média quatro presentes, cada consumidor gastou R$ 104 – R$ 26 por presente. O valor médio desembolsado pelos consumidores no ano passado foi de R$ 117, o que representou redução de 13% em 2015. “O volume de vendas de 2014 e início de 2015 já vinha apresentando crescimento abaixo do esperado e aquém do ano anterior”, afirmou Cláudio Shimoyama, diretor do Instituto Datacenso.
Inflação
Do outro lado do balcão, a maior parte dos 200 comerciantes curitibanos que observaram baixo desempenho nas vendas de Páscoa (59%) afirmaram que a causa do resultado negativo foi principalmente a alta nos preços dos chocolates e a crise econômica no país que faz o consumidor evitar gastos.
Apesar disparada dos valores, a sondagem revelou que a maioria dos consumidores não comparou as melhores ofertas entre os estabelecimentos comerciais (58%), sendo que alguns pesquisaram preços pessoalmente nas lojas (34%). Grande parte daqueles que optaram por presentear na Páscoa foram ao comércio na última hora, entre três e sete dias antes do feriado (63%).
A principal forma de pagamento utilizada continua sendo por meio cartão de crédito à vista (39%) e parcelado (24%).
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