As vendas de PCs no Brasil caíram 20% no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses do ano, foram comercializados 1,964 milhão de computadores – no primeiro trimestre de 2014, as vendas haviam somado 2,4 milhões de unidades. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (14) pela consultoria IDC Brasil.
Em 2014, o mercado já havia retraído em 26% na comparação com o ano anterior e respondido por vendas de apenas 10,3 milhões de computadores.
Equipamentos
Do total de equipamentos comercializados no primeiro trimestre, 804 mil foram desktops (queda de 21% frente ao mesmo período de 2014) e 1,160 milhão foram notebooks (queda de 19%).
Além disso, 32% representaram vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final. O estudo revela também que o ticket médio dos aparelhos comercializados ficou em torno de R$ 2.320 para notebooks e R$ 1.701 para desktops.
Em baixa
O resultado não está de acordo com as expectativas da IDC Brasil, que esperava um número maior de vendas. “Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram o mercado e foram determinantes para este resultado”, afirma em nota Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.
Segundo o analista, a confiança da indústria e do consumidor foi prejudicada e há uma cautela muito grande em relação a investimentos. Além disso, houve um reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que impactou ainda mais nas vendas.
“O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram para o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano”, completa Hagge.
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