As vendas mundiais de televisores com telas de plasma dispararam 95% no trimestre de abril a junho em relação ao mesmo período do ano passado, para 2,2 milhões de unidades. O desempenho foi impulsionado por vendas elevadas de aparelhos da Matsushita Electrical Industrial, afirmou a empresa de pesquisa DisplaySearch.
As TVs de plasma (conhecidas pela sigla PDP) assumiram uma participação de 5 por cento no mercado mundial de televisores no segundo trimestre em termos de unidades. Nos primeiros três meses do ano, a fatia foi de 4 por cento.
A demanda por televisores com telas planas, como os de plasma ou cristal líquido (LCD), cresce conforme os preços caem, atraindo consumidores que querem trocar seus volumosos aparelhos de tubo por modelos com telas maiores e mais estreitas. Em termos de receita, as vendas de TVs de plasma subiram 57% em relação ao mesmo período do ano passado, já que as quedas de preços superaram os aumentos no tamanho das telas das TVs vendidas, segundo a DisplaySearch.
Os televisores de plasma representaram 20% das receitas mundiais com vendas de TVs no segundo trimestre, alta ante os 18 por cento registrados no primeiro trimestre.
A Matsushita, fabricante de aparelhos com marca Panasonic, cimentou sua posição de liderança no mercado PDP ao ampliar sua participação de 21,5%, entre janeiro e março, para 28,3% no segundo trimestre.
A sul-coreana LG Electronics ficou na segunda posição, com 17,1%, seguida por sua rival doméstica Samsung Electronics, que ficou com 13,6%. Em terceiro aparece a holandesa Philips Electronics com 10,3%.
As vendas de TVs com telas de cristal líquido dispararam 135 por cento no segundo trimestre, para 9,4 milhões de aparelhos, representando 22% do mercado mundial de televisores em termos de unidades, informou a DisplaySearch no início da semana.