Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Vendas de veículos no Japão têm pior dezembro da história

As vendas de veículos no Japão, excluindo miniveículos de 660 cilindradas, despencaram 22 por cento em dezembro em relação ao mesmo mês de 2007, batendo no pior patamar já registrado para o período. O resultado fecha um 2008 fraco em que a demanda caiu ao nível mais baixo em 34 anos.

As vendas de carros, caminhões e ônibus novos somaram 183.549 veículos, segundo a Associação de Concessionárias de Autoveículos do Japão (Jada). Todas as marcas sofreram quedas nas vendas.

Combinadas com as vendas de miniveículos - que tiveram queda de 6,7 por cento, para 122.770 unidades - as vendas de automóveis no Japão caíram 17 por cento, para 306.319 veículos.

"Nós nunca imaginamos que as vendas cairiam tanto assim", disse o diretor da Jada, Takeshi Fushimi. "Esta é uma situação desanimadora."

Para todo o ano de 2008, as vendas excluindo miniveículos totalizaram 3,21 milhões de unidades, em queda de 6,5 por cento em relação a 2007, o que marca o quinto ano seguido de declínio.

No mês passado, a Associação dos Fabricantes Automotivos do Japão (Jama) projeta uma queda da demanda por automóveis móveis em 2009 para 4,86 milhões de veículos -- a primeira queda para abaixo de 5 milhões em 31 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.