As vendas de veículos novos no mercado brasileiro registraram crescimento de 14,6% em novembro na comparação com outubro, mas caíram 2,09% na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 321.590 unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No acumulado dos primeiros 11 meses do ano as vendas do setor totalizaram 3.284.632 milhões de unidades, o que representa uma evolução de 4,83% em relação ao mesmo período de 2010.
Considerando o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, que inclui motos, implementos rodoviários e máquinas agrícolas, o setor automotivo vendeu 504.988 unidades em novembro, um avanço de 13,87% ante outubro e de 0,61% sobre o mesmo intervalo de 2010. Entre janeiro e novembro deste ano, as vendas somaram 5.212.759 unidades, o que representa um crescimento de 6,28% ante os primeiros onze meses de 2010.
Considerando só o segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas somaram 305.252 unidades, com expansão de 15,71% em relação a outubro e queda de 1,96% sobre novembro do ano passado. No acumulado até novembro, as vendas dos dois segmentos somaram 3.096.410 unidades, o que indica crescimento de 4,34% sobre igual intervalo de 2010.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 166.674 motocicletas em novembro, alta de 14,06% ante outubro e de 5,16% ante o mesmo mês de 2010. No acumulado do ano, com 1.747.053 motos vendidas, o mercado registra alta de 8,76% nas vendas.
O comércio de implementos rodoviários somou 4.494 unidades no mês passado, expansão de 2,74% ante outubro e retração de 15,06% na comparação com novembro de 2010. Na comparação com os primeiros onze meses do ano passado, houve alta de 3,35%, com vendas de 53.526 unidades.
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