As vendas do comércio varejista do Paraná caíram 0,2% fevereiro. No mês anterior, já com o ajuste sazonal, o estado havia tido crescimento de 6,7%. A Pesquisa Mensal do Comércio foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11).
Segundo o IBGE, as vendas do varejo no país caíram 0,4% no mesmo período. Nove estados e o Distrito Federal, além do Paraná, tiveram resultado negativo em fevereiro. Quinze registraram crescimento e um ficou neutro.
O resultado do comércio paranaense no acumulado ano chega a 3,4% e nos últimos 12 meses fica em 7,9%.
Setores
Os setores que registraram as maiores quedas no estado foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (14,6%); móveis e eletrodomésticos (13,6%); e livros, jornais, revistas e papelaria (11,3%).
O mês de fevereiro foi marcado por crescimento, principalmente, nos setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (10,2%) e combustíveis (5,4%).
No comércio ampliado, que incluí também veículos e de material de construção, o Paraná apresentou alta de 5,6% em fevereiro. A elevação foi menor do que em janeiro, quando o crescimento foi de 9,9%.
O volume de vendas do comércio em Curitiba cresceu 4% em março na comparação com fevereiro, mostra pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso e divulgada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) nesta quinta-feira (11).
De acordo com a ACP, o crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior foi de 0,4%. A pesquisa apontou que 76% das vendas feitas em março de 2013 foram pagas por meio de parcelamento no cartão de crédito.
Duzentos comerciantes foram entrevistados, nos dias 4 e 5 abril.