Análise: inflação alta e queda na renda explicam piora do varejo

O cenário atual para o varejo não é tão bom quanto o do ano passado. A inflação alta e uma menor renda real do trabalhador apontam para uma desaceleração no resultado do comércio este ano aponta a economista da Tendências Consultoria Integrada Mariana Oliveira

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As vendas do comércio varejista do Paraná caíram 0,2% fevereiro. No mês anterior, já com o ajuste sazonal, o estado havia tido crescimento de 6,7%. A Pesquisa Mensal do Comércio foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11).

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Comércio de Curitiba cresce em março, diz ACP

Segundo o IBGE, as vendas do varejo no país caíram 0,4% no mesmo período. Nove estados e o Distrito Federal, além do Paraná, tiveram resultado negativo em fevereiro. Quinze registraram crescimento e um ficou neutro.

O resultado do comércio paranaense no acumulado ano chega a 3,4% e nos últimos 12 meses fica em 7,9%.

Setores

Os setores que registraram as maiores quedas no estado foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (14,6%); móveis e eletrodomésticos (13,6%); e livros, jornais, revistas e papelaria (11,3%).

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O mês de fevereiro foi marcado por crescimento, principalmente, nos setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (10,2%) e combustíveis (5,4%).

No comércio ampliado, que incluí também veículos e de material de construção, o Paraná apresentou alta de 5,6% em fevereiro. A elevação foi menor do que em janeiro, quando o crescimento foi de 9,9%.

Comércio de Curitiba cresce em março, diz ACP

O volume de vendas do comércio em Curitiba cresceu 4% em março na comparação com fevereiro, mostra pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso e divulgada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) nesta quinta-feira (11).

De acordo com a ACP, o crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior foi de 0,4%. A pesquisa apontou que 76% das vendas feitas em março de 2013 foram pagas por meio de parcelamento no cartão de crédito.

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Duzentos comerciantes foram entrevistados, nos dias 4 e 5 abril.