O volume de vendas do comércio varejista do Paraná cresceu 8,4% em outubro de 2012, na comparação com o mesmo mês de 2011. Apesar do aumento, o estado apresentou apenas a oitava menor alta nessa comparação entre todas as unidades da federação, ficando, inclusive, abaixo da média nacional de crescimento (9,1%). As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada na manhã desta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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No acumulado deste ano, até outubro, o Paraná têm alta de 11% no volume de vendas do comércio, sendo que nos últimos 12 meses a expansão foi de 11,1%. Entre os setores analisados pela pesquisa, os que tiveram o evolução nas vendas, entre janeiro e outubro de 2012, foram os de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (22,3%) e outros artigos de uso pessoal e domestico (21,7%).

As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 0,8% em outubro ante setembro e registraram elevação de 9,1% em relação a igual mês de 2011.

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Em relação à variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, o índice do Paraná cresceu 15,8%, se comparado ao mês de outubro de 2011. O índice acumulado no ano é de 10,1%. Nos últimos 12 meses, a alta é de 9,8%.

Pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio tem como objetivo produzir indicadores que permitem acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e de seus principais segmentos em todo o Brasil. O levantamento é obtido por meio da amostra de informantes de 5.700 empresas, selecionadas a partir do cadastro das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas da Pesquisa Anual de Comércio.

A versão da pesquisa com abrangência nacional teve início no ano 2000, produzindo indicadores de volume e de receita nominal, desagregados em cinco grupos de atividades, para o Brasil e os Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para as demais Unidades da Federação, são divulgados indicadores para o comércio varejista, sem desagregação.

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