As vendas do comércio cresceram 1,9% na semana do Dia das Mães (4 a 10 de maio) em todo o país na comparação com o mesmo período do ano passado, revelou nesta segunda-feira (11) o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
Em 2008, o crescimento no mesmo período foi bem mais expressivo: de 7,7%.
De acordo com a entidade, a alta da semana este ano foi a menor apresentada nas vendas desde 2002, quando a alta foi de 1%.
Já no fim de semana da data (8 a 10 de maio) o ritmo dos negócios acelerou e cresceu 3,1% na comparação anual. No ano passado, a expansão no fim de semana do Dia das Mães foi de 8,2%.
Em São Paulo, os números ficaram acima da média nacional: expansão de 2,1% na semana e 3,7% no final de semana do Dia das Mães.
Para a Serasa, as promoções para atrair clientes alavancaram os dados do fim de semana."O consumidor está mais cauteloso em relação à sua renda, ao emprego, ao endividamento e à inadimplência, por conta dos efeitos da crise, o varejo teve que apelar para as promoções de última hora, o que alavancou mais as vendas no fim de semana do que as verificadas na semana", diz em comunicado.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast