As bolsas de valores norte-americanas fecharam em forte alta nesta quinta-feira, com recorde no índice Dow Jones, após dados tranquilizadores de varejistas e com a especulação sobre uma possível compra da Alcoa .

CARREGANDO :)

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 2,09 por cento, com o maior ganho em pontos desde 2002, e fechou em patamar recorde, a 13.861 pontos.

O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,88 por cento para 2.701 pontos, maior patamar em seis anos e meio. Já o índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 1,91 por cento e fechou em patamar recorde, a 1.547 pontos.

Publicidade

"Isso é o que nós dos velhos tempos chamávamos de dia quente", disse Peter Kenny, diretor-gerente da Knight Equity Markets. "Foi um dia louco."

Diversas redes varejistas, como Wal-Mart, Target e J.C. Penney, ofereceram projeções positivas para julho, aumentando o otimismo sobre as vendas na volta às aulas mesmo com o avanço dos preços da gasolina.

A Alcoa, que perdeu a disputa pela Alcan para a anglo-australiana Rio Tinto, foi um dos principais motores da alta na Dow Jones. A mineradora subiu 6,7 por cento em parte devido à especulação de que poderia se tornar o próximo alvo de aquisição.

As ações do setor financeiro tiveram um dos melhores desempenhos do índice S&P 500. No final da sessão, a Standard & Poor's corrigiu o volume de ativos atrelados a hipotecas que a agência havia colocado em revisão para possíveis reduções de rating. Agora, a S&P estima um montante de 7 bilhões de dólares, ante cálculo anterior de 12 bilhões de dólares.