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A alta nos preços dos alimentos observada em outubro, e que tende a se manter até o fim do ano, irá acelerar o faturamento dos supermercados nos dois últimos meses deste ano, garantindo vendas maiores neste Natal. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussu­mu Honda, avaliou que, mesmo com o consumidor encontrando preços maiores pelos alimentos nas gôndolas, a demanda se manterá aquecida, sobretudo pelos ganhos de massa salarial acumulados ao longo de 2010.

"Essa alta dos preços pode se refletir em queda no volume, mas não do faturamento dos supermercados. O aumento dos preços acontece pelas commodities e pelo aumento da demanda", disse Honda, em entrevista para comentar o desempenho das vendas dos supermercados, que em outubro cresceram 3,85%, descontada a inflação, sobre igual mês do ano passado. O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo nos supermercados, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GFK a pedido da Abras, apresentou alta de 3,59% nos preços em outubro ante setembro – o maior aumento porcentual desde o ano passado.

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