A alta nos preços dos alimentos observada em outubro, e que tende a se manter até o fim do ano, irá acelerar o faturamento dos supermercados nos dois últimos meses deste ano, garantindo vendas maiores neste Natal. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussu­mu Honda, avaliou que, mesmo com o consumidor encontrando preços maiores pelos alimentos nas gôndolas, a demanda se manterá aquecida, sobretudo pelos ganhos de massa salarial acumulados ao longo de 2010.

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"Essa alta dos preços pode se refletir em queda no volume, mas não do faturamento dos supermercados. O aumento dos preços acontece pelas commodities e pelo aumento da demanda", disse Honda, em entrevista para comentar o desempenho das vendas dos supermercados, que em outubro cresceram 3,85%, descontada a inflação, sobre igual mês do ano passado. O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo nos supermercados, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GFK a pedido da Abras, apresentou alta de 3,59% nos preços em outubro ante setembro – o maior aumento porcentual desde o ano passado.