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Vendas em Curitiba crescem 12% em dezembro

Artigos esportivos puxaram a elevação das vendas em dezembro, com 28% da preferência. Em seguida, vieram os calçados (24%) | Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Artigos esportivos puxaram a elevação das vendas em dezembro, com 28% da preferência. Em seguida, vieram os calçados (24%) (Foto: Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Em dezembro de 2013, as vendas no comércio de Curitiba cresceram 12% em relação ao mês anterior, informou uma pesquisa do Instituto Datacenso a pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP). Na comparação com o mesmo período de 2012, o volume de vendas no último mês do ano teve expansão de dois pontos percentuais.

Segundo aponta a ACP, a elevação do volume de vendas foi motivada pelas festividades de fim de ano e também pelo recebimento do 13º salário. Em dezembro, o valor individual dos gastos ficou em R$ 371. Já a taxa média de inadimplência foi de 5%.

Sobre as vendas no período, a pesquisa mostrou que 61% dos consumidores preferiram pagar à vista em dinheiro. Do restante, 29% optaram pelo parcelamento no cartão de crédito e 9% no cartão de débito.

Quanto à preferência na hora de comprar os presentes ou outros bens de consumo, artigos esportivos levaram a melhor: os itens relacionados foram escolhidos por 28% dos entrevistados. Em seguida, vieram os calçados (24%), roupas (16%), joias e relógios (15%) e produtos do setor de informática (14%).

Vendas modestas em janeiro

Se por um lado o cenário para as vendas de dezembro agradou os comerciantes, o primeiro mês de 2014 não deve ser tão bom assim. O levantamento mostra que em janeiro as vendas serão inferiores, em função das férias, pagamento de tributos e outras despesas obrigatórias do período. A expectativa predominante é de que haja uma queda de até 11% no volume de vendas de janeiro em relação ao período anterior.

O Datacenso mediu também o índice da situação presente do comerciante curitibano, utilizando a escala de zero a 200. Com essa ferramenta, chegou-se ao indicativo de 134 pontos – taxa que revela diminuição de 24 pontos no comparativo com novembro.

Os consumidores, por sua vez, também estão reticentes quanto aos gastos futuros. Além disso, 77% dos entrevistados demonstraram insatisfação com o atendimento prestado pelos estabelecimentos comerciais e a qualidade das mercadorias adquiridas.

Pesquisa

O levantamento realizado pelo Instituto Datacenso entrevistou 200 comerciantes e 200 consumidores entre os dias 7 e 10 de janeiro. Os consumidores entrevistados têm entre 18 e 55 anos (85%) e sua renda média mensal situa-se entre R$ 1.245 a R$ 6.220 (82%).

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