As vendas do comércio de Curitiba se mantiveram estáveis em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2013, informou nesta quinta-feira (11) a Associação Comercial do Paraná (ACP), a partir de pesquisa do instituto Datacenso. Isso significa dizer que, no intervalo de um ano, não houve acréscimo nem queda no volume de vendas, o que levou a associação a classificar o resultado como "ruim", a partir de nota publicada em seu site.
Na comparação mensal, entre novembro e outubro, verifica-se alta de 1% nas vendas. O leve crescimento nesse recorte é atribuído ao resultado gerado pela promoção Black Friday.
No acumulado do ano até novembro, o comércio do município acumula queda 4%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Natal deve ser mais fraco que o de 2013
A expectativa das vendas para o Natal, entre os comerciantes de Curitiba, é inferior à do ano passado. A previsão média de crescimento das vendas é de 5%, em relação a novembro, inferior à previsão feita para o Natal de 2013, quando alta prevista era de 8%.
Com isso, o comércio do município espera que este ano termine com resultados inferiores ao de 2013, principalmente em função do baixo desempenho da economia, da alta da inflação e do desempenho frustrante das vendas durante a Copa do Mundo.
Para 2015, cerca de 50% dos comerciantes entrevistados se dizem preocupados com os próprios negócios.
Metodologia
A pesquisa ACP/Datacenso foi realizada entre 1 e 3 deste mês, a partir de entrevistas com 200 comerciantes e 200 consumidores. O estudo foi conduzido pelo economista Cláudio Shimoyama.