As vendas nos supermercados, descontada a inflação, caíram 4,22% em março em relação ao mesmo mês de 2008, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Mas no acumulado do primeiro trimestre de 2009, as vendas tiveram aumento de 2,12% em comparação a igual período do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, as vendas em março apresentaram alta de 6,45%. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.
Segundo a Abras, a queda do faturamento em março sobre o mesmo mês de 2008 deve-se principalmente à diferença de calendário, já que a Páscoa em 2008 foi em março. A entidade lembrou ainda que este efeito sazonal teve impacto no resultado trimestral, diminuindo a alta do período. Segundo a Abras, a tendência é que o faturamento apresente crescimento mais acentuado em abril.
O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo pelo indicador Abras Mercado, como alimentos, artigos de limpeza e de beleza, recuou 0,84% em março, ante fevereiro, para R$ 257 75. Já em relação a março de 2008, houve alta de 10,80%. Os produtos da cesta que registraram as maiores quedas na comparação março/fevereiro foram feijão (-9,4%), massa espaguete (-3,6%) e carne bovina (-3,4%). Já as maiores altas foram do açúcar (3,7%), tomate (2,1%) e extrato de tomate (2%).
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