O baque da crise econômica sobre o setor automotivo fez com que as vendas globais do setor caíssem 4,4% em 2008, segundo a consultoria J.D Power. No ano passado, foram vendidos 63,7 milhões de unidades, contra 66,7 milhões em 2007. A contração mais aguda foi no mercado americano, de 18,2%. Na Europa Ocidental, a queda foi de quase 10%.
A pouco promissora demanda do mundo rico faz com que as montadoras se voltem para China, Índia, Leste Europeu e América Latina. A perspectiva para o maior desses mercados, o chinês, é de crescimento no longo prazo, mas em ritmo mais lento do que nos últimos anos. As vendas de veículos leves na China subiram 6,8% no ano passado. O Leste Europeu consumiu 8,5% mais do que em 2007.
O Mercosul é o quarto foco de crescimento do setor. No ano passado, as vendas na região cresceram 14%. O Brasil é o mercado mais importante do bloco: responde pelo consumo de 2,8 milhões de carros. (GO)
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