As vendas registradas no comércio do país de 18 a 24 de dezembro, quando, tradicionalmente, os consumidores fazem as compras de Natal, registraram crescimento de 15,5% em relação à mesma semana do ano passado, segundo mostra o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Natal 2010 divulgado nesta segunda-feira (27).
Segundo a Serasa, esse foi o maior crescimento no volume de vendas para esta data desde 2004. Nessa época, foi verificado avanço de 16,1% das vendas de Natal sobre o mesmo período de 2003.
Na capital paulista, as vendas realizadas na semana do Natal cresceram 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na semana que antecedeu o Natal (17, 18 e 19 de dezembro), as vendas aumentaram 13% no país, na comparação com o mesmo fim de semana de 2009. Na cidade de São Paulo, as vendas no fim de semana apresentaram uma evolução de 12,6%, ante o período equivalente do ano anterior.
Motivos
Na avaliação dos economistas da Serasa, o resultado verificado neste ano foi determinado "pelo elevado nível de emprego, pela expansão da massa de rendimentos dos consumidores e pelas condições de crédito ainda bastante favoráveis", disse a Serasa, por meio de nota.
Segundo a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, divulgada no início do mês, as vendas de Natal de 2010 superaram as expectativas dos varejistas que, previam um crescimento de 10,5% sobre o ano passado.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast