Desemprego

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) aponta que a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi de 5,5% em março, a menor média para o mês desde 2003. O índice, revelado na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), é também o menor do país.

Leia mais

CARREGANDO :)
Veja também
  • Vendas do varejo crescem 1,60% em março
  • Alimento pode ter influenciado recuo em mercados

O comércio varejista paranaense cresceu 13,4% no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice no Paraná foi superior ao registrado no país, de 12,8%.

Publicidade

O mês de março foi o último analisado pelos pesquisadores do IBGE. Neste período, as vendas no comércio do estado aumentaram 16,7% em relação a março do ano passado. No Brasil, registrou-se aumento de 15,7%. Na comparação com fevereiro, o crescimento foi de 1,76%.

Os setores com o melhor desempenho no terceiro mês do ano foram os de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (saldo positivo de 75,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (25,4%), além de móveis e eletrodomésticos (23,4%). A área de combustíveis e lubrificantes foi a única a apresentar balanço negativo em março: - 2,2%.

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o Paraná exportou US$ 2,5 bilhões no primeiro trimestre de 2010.

Outros estados

Em comparação com o mesmo período do último ano, todos os estados brasileiros apresentaram crescimento em março. Os maiores índices foram registrados em Tocantins (alta de 48,9%), Rondônia (31,7%) e Acre (31,5%). O menor crescimento ocorreu no Amazonas, com 8,7%.

Publicidade

Indústria

Na última sexta-feira (7), o IBGE divulgou estudo que mostrou que a maior expansão da produção industrial no país em março foi registrada no Paraná: 18,6%. A comparação foi realizada com o mês de fevereiro. A produção cresceu em 12 dos 14 locais pesquisados. No conjunto das regiões, a alta foi de 2,8%