Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conjuntura

Vendas no varejo caem 0,2% no 1.º tri; inflação pesa

As vendas no varejo brasileiro caíram 0,1% em março ante fevereiro, um pouco melhor que o esperado mas ainda afetadas pelo setor de supermercados, fechando o primeiro trimestre com queda de 0,2% sobre o período imediatamente anterior.

Trata-se da primeira contração trimestral na margem desde o quarto trimestre de 2008 (-0,5%), mostrando que a economia ainda se arrastou no início deste ano e pode levar a estimativas menores de expansão da atividade para este ano.

Na comparação com março de 2012, as vendas subiram 4,5%, informou o IBGE. "Cada vez mais o consumo vai perder participação, vai deixar de ser o 'driver' do PIB. E vamos ter de contar mais com a retomada do investimento", disse a economista do BNY Mellon ARX Camila Monteiro.

O setor de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios registrou queda mensal de 2,1% em março, pior que a contração de 1,4% vista em fevereiro, quando a resistente pressão sobre a inflação afetou o consumo. O alto nível da inflação ao consumidor, sobretudo nos preços de alimentos, deve ter continuado a ter impacto negativo nas vendas ao varejo, afirmou o economista do IBGE Reinaldo Pereira.

No Paraná, o volume de vendas cresceu acima da média nacional, 5,5% na comparação com março de 2012, apoiado nos artigos de uso doméstico e pessoal (17,3%), hipermercados e supermercados (8,7%) e artigos médicos e cosméticos (7,1%).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.